A área do Parque Villa Lobos e seus diferentes destinos
O Parque Villa Lobos, fica localizado na região oeste da cidade de São Paulo, é um dos parques mais famosos e procurados da cidade. A área é de 732 mil m² e oferece diversas opções de esporte e lazer. Antes de contar como é atualmente o parque, vamos voltar alguns anos e contar a história da área.
Uma antiga mineração de areia, estava situada na área do parque e tratava-se da várzea do Rio Pinheiros, a qual era aproveitada para a retirada de areia destinada à construção civil. Com a atividade da mineração, foram surgindo cavas e lagos na área e com o passar do tempo o local foi destinado para novos objetivos, como um antigo depósito de lixo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo – CEAGESP, onde cerca de oitenta famílias recolhiam alimentos e embalagens. E na área central o antigo proprietário autorizava o depósito de entulho da construção civil. Em 1987 seria comemorado o centenário de Heitor Villa-Lobos e foram apresentados os primeiros estudos visando a implantação de um parque na área. Os Decretos Estaduais 28.335 e 28.336/88 destinavam os 732 mil m² à implantação de um parque de lazer, cultura e esporte. Em 1989, o parque Villa Lobos começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, o processo de implantação do parque contou com a recuperação do reflorestamento da área, a construção de trilhas, instalação de equipamentos de lazer, quadras esportivas, playgrounds e pistas de bicicletas.
Em 2004 o parque passou a ser administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, pelo Decreto Estadual 48.441. Desde então, o parque vem sendo reformado e com novas melhorias, como a inauguração de espaço educação ambiental Villa Ambiental, caminhos de pedrisco que passam por dentro de bosques do parque, circuito das árvores o qual é a plataforma elevada que o visitante passa por um passeio próximo às copas das árvores, a área Ouvillas – local que as pessoas podem relaxar em taludes, bancos e espreguiçadeiras ao som das obras do compositor e maestro Heitor Villa Lobos e o plantio de mais de 35 mil árvores.
O Parque Villa Lobos é um importante espaço público de São Paulo, utilizado por moradores locais e visitantes para diversas atividades recreativas e esportivas. Além disso, o parque possui uma grande variedade de flora e fauna, com espécies nativas da região sendo preservadas e protegidas. O parque comporta diversas atrações para o público, sendo para esportes, danças, vôlei de praia, ciclismo, patinação, yoga, pic nic, educação ambiental, música, exposição de artes, espaço para pet, ecotismo, entre outros.
A área é um exemplo de como a recuperação de áreas degradadas podem resultar em espaços públicos verdes e agradáveis, oferecendo benefícios ambientais e sociais para a comunidade local.
Foto antiga do local onde hoje é o Parque Villa-Lobos, como um depósito de lixo
Foto: José Jorge e Pedro Calado
Foto antiga do local
https://www.parquevillalobos.net/historia-parque-villa-lobos/
Entrada do parque
Fonte: Estadão
Parque Villa Lobos
AECWEB
Localização