Área de Mineração de Ferro é atualmente um dos maiores parques urbanos da América Latina
A área do atual Parque das Mangabeiras, pertencia a antiga Fazenda do Capão, o que no início de 1960 a área era de exploração de minério de ferro “Empresa Ferro Belo Horizonte S/A- Ferrobel” – a qual foi desativada em 1979. Em 1982 o parque foi inaugurado e fica na Serra do Curral, a qual foi tombada como patrimônio cultural municipal em 1991, devido à sua relevância para a história da cidade e a representatividade monumental.
O Parque das Mangabeiras é uma das principais atrações turísticas de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Localizado na região sul da cidade, a área tem a preservação ambiental que abrange cerca de 2,4 milhões de metros quadradas de Mata Atlântica. O projeto de paisagismo foi assinado por Burle Marx e é considerada a maior área verde da cidade, onde encontra-se trilhas, quiosques, quadras poliesportivas, playgrounds, arenas para teatros e shows – com capacidade para 1.200 pessoas, com a realização de vários eventos. No mês, o parque recebe cerca de 30 mil pessoas para descanso, lazer e práticas de esportes.
As Praças do Britador e das Águas e os estacionamentos ainda guardam estruturas das atividades de mineração. É possível visitar um britador utilizado pela antiga produção de minério de ferro que existia no local. O ponto central do parque é a Praça das Águas, com o seu espelho hídrico, fontes, vitórias-régias, carpas coloridas, etc.
O Parque das Mangabeiras é um lugar convidativo para conhecer, ter contato com a natureza e com diversas atrações e atividades ao ar livre e é um excelente exemplo de área recuperada e transformada após o término das atividades de mineração.
Divulgação/ Celso Santa Rosa
Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotu
Divulgação/Arquivo FPMZB
Divulgação/Arquivo FPMZB
Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotu
Localização