Parque Ibirapuera – lazer, esporte e grandes momentos
O parque Ibirapuera tem uma área de 1.584.000 m², localizado na cidade de São Paulo, é uma das principais áreas verdes da região, o que muitas pessoas não sabem é que o parque foi, na verdade, uma área recuperada de mineração.
Antes de se tornar um parque, a área era uma antiga mineração de areia e argila e com o tempo a atividade foi deixando marcas e o lago da mineração. Na década de 20, o prefeito de São Paulo na época, José Pires do Rio, destinou a área para ser um espaço de lazer, cultura e espaços para eventos para a sociedade. Para isso, foram realizadas diversas obras de recuperação ambiental, incluindo o plantio de milhares mudas e a preservação da lagoa.
O Parque do Ibirapuera foi inspirado no Bois de Boulogne, em Paris (França), o Hyde Park, em Londres (Inglaterra) e o Central Park, em Nova Iorque (E.U.A.). Abriga diversas instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu Afro Brasil e Auditório. Além de pista de cooper, ginásio de esportes, parques infantis, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e praças.
Segundo a revista Exame, em 1935 a VASP – Viação Aérea São Paulo, apresentou a ideia de aproveitar a área e construir um aeroporto. De acordo com as atas da Sociedade Amigos da Cidade, as vantagens apresentadas pela empresa seriam de que aquela área constituiria “um campo seguro, próximo e livre de neblina”, o projeto não avançou e no ano seguinte surgiu o aeroporto de Congonhas.
Para os paulistanos, o parque do Ibirapuera é um dos mais importantes parques urbanos, onde seus três lagos artificiais são interligados e ocupam 1,6 milhão de m². O parque é o campeão de visitação, com aproximadamente 150 mil pessoas por final de semana. Existem, aproximadamente, 25 monumentos, estátuas e esculturas do parque, entre os monumentos mais simbólicos está a Pedra Fundamental, conhecida como marco zero. No parque é possível encontrar 532 espécies de plantas, incluindo árvores, arbustos e herbáceas e 30 espécies de briófitas. Desde 1992 é realizado um catálogo das espécies que habitam e utilizam o parque em períodos migratórios, no total, são mais de 310, sendo: 45 espécies de borboletas, 12 espécies de peixes, 14 de répteis e anfíbios, 17 de mamíferos e 229 de aves.
Atualmente, o parque Ibirapuera é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, recebendo milhões de visitantes todos os anos. E mostra mais um case de área recuperada e de uso futuro para diversas gerações de famílias que registram grandes momentos no parque.
Acervo: Acervo Fotográfico do Arquivo Histórico de São Paulo
Acervo: Acervo Fotográfico do Arquivo Histórico de São Paulo
Localização